outubro 16, 2011

[Cloud] Algumas estatísticas e artigos sobre Cloud Computing

Eu estava revisando o meu material para o mini-curso de duas horas que irei ministrar na trilha sobre Cloud Computing organizada pela CSA Brasil durante o CNASI-SP, no próximo dia 20/10, e decidi destacar aqui alguns dados e artigos que tratam da adoção e de aspectos de segurança em Cloud Computing.

  • Antes de mais nada, algumas estatísticas, que as vezes podem parecer conflitantes...
    • 09 de dezembro de 2010, INFO Online: Um estudo da CISCO, que vai de contra aos dados de outro estudo lançado em Abril pelo IDC, disse que o Brasil supera a média mundial de uso de Cloud Computing. O estudo Cisco Connected World apontou que 27% das companhias brasileiras já utilizavam aplicações baseadas em cloud computing, enquanto que a média mundial é de 18%. A pesquisa colocou o Brasil empatado com a Alemanha, seguida por Índia (26%), Estados Unidos (23%) e México (22%).
    • 27 de janeiro de 2011, IDG Now!: Um estudo realizado pela Unisys apontou que Cloud Computing seria a maior prioridade de TI em 2011, pois 44% dos entrevistados indicaram Cloud Computing como a prioridade número 1 em suas empresas durante 2011, seguido pelo suporte a dispositivos móveis (prioridade para 24% dos pesquisados) e segurança virtual (sei lá o que pode ser isso!), com 17%.
    • 14 de fevereiro de 2011, INFO Online: Gartner aponta cloud computing como prioridade que os CIOs devem focar durante 2011. O relatório rambém aponta que no inicio de 2011 apenas 3% das corporações possuiam a maioria da sua TI no ambiente de Cloud Computing, mas os CIOs acreditam que este número deve aumentar para 43% nos próximos quatro anos.
    • 05 de abril de 2011, INFO Online: Gartner destacou quatro tendências para data centers, sendo que uma delas é que os profissionais de TI responsáveis pela gestão de Data Centers estão começando a considerar a possibilidade de transferir trabalhos que não são essenciais aos provedores de nuvem.
    • 06 de abril de 2011, INFO Online: Enquanto o Gartner projeta um crescimento na ordem de 40%, o IDC disse que Cloud deve crescer 7 vezes até 2014. Além do mais, segundo o IDC, 18% das médias e grandes empresas brasileiras já utilizam alguma aplicação de computação em nuvem, o que deve saltar para 30% a 35% até 2013. Nos Estados Unidos, entre 45% e 55% das companhias médias e grandes já utilizam algum serviço de Cloud, e na Europa o número está entre 35% e 40%. Por fim, os atributos mais valorizados são a redução de custos, a possibilidade de pagamento por uso e a elasticidade dos sistemas em Cloud Computing.
    • 28 de abril de 2011, IDG Now!: Um estudo da IDC América Latina apontou que a Computação em Nuvem é cada vez mais popular entre as empresas da região, e o percentual de empresas na América Latina que adotam serviços de nuvem subiu de 3,5% em janeiro de 2010 para 15% em janeiro de 2011.
    • 10 de junho de 2011, IDG Now!: Um estudo da Avanade realizado em 18 países mostrou que os CIOs brasileiros estão mais inclinados a adotar a Computação em Nuvem, uma vez que 59% das empresas brasileiras têm projetos para nuvem privada, ante 43% da média mundial.
    • 15 de junho de 2011, IDG Now!: Um estudo da Trend Micro revelou que 43% dos decisores de TI tiveram falhas ou problemas de segurança com o seu fornecedor de Cloud no último ano. O estudo também mostrou os dois principais obstáculos para a adoção de serviços de Cloud Computing: a preocupação com a segurança, seja dos dados ou da infraestrutura (com 50%), e o rendimento e a disponibilidade dos serviços (48%).
    • 22 de julho de 2011, IDG Now!: Um estudo patrocinado pela AT&T revelou que as grandes companhias americanas usuárias de Cloud Computing poderão economizar por ano, até 2020, US$ 12,3 bilhões com energia. Ainda de acordo com o estudo, as companhias planejam acelerar a adoção de computação em nuvem de 10% para 69% de seus gastos com TI até 2020. Além disso, os benefícios que podem ser obtidos com a adoção do conceito de Cloud incluem: evitar investimentos de capital em infraestrutura; melhorar o tempo de colocação de um novo serviço no mercado, maior flexibilidade no uso de capacidade extra e evitar a manutenção necessária para lidar com picos.
    • 01 de setembro de 2011, IDG Now!: Um evento recente nos EUA mostrou que, enquanto Cloud computing completa cinco anos com muita euforia, sua adoção ainda é lenta

  • E, agora, alguns artigos que merecem ser citados:

    • 02 de março de 2010, INFO Online: inicialmente eu pensei em evitar notícias com mais de um ano, mas este post no blog da INFO "Trabalhando sem riscos com Cloud Computing" é interessante pois mostra como algumas das principais preocupações de segurança valem tanto para o ambiente de Cloud Computing quanto para o ambiente local de TI das empresas. Da mesma forma, as soluções são semelhantes.
    • 24 de fevereiro de 2011, IDG Now!: Este artigo discute uma das vantagens do uso de Cloud Computing: como a Computação em Nuvem pode ter um papel estratégico na recuperação de desastres, uma vez que as empresas que mantém seus dados armazenados na nuvem têm a possibilidade de recuperá-los em menos tempo do que as organizações com tecnologia de backup de dados tradicional, usando dispositivos de fita ou discos removíveis. Segundo o artigo, a maioria das empresas que adotaram o armazenamento em nuvem o fizeram com vistas à redução do tempo de indisponibilidade em casos de desastres, e tiveram seu tempo de downtime reduzido sensivelmente. Enquanto o tempo total de indisponibilidade anual em plataformas sem recursos de backup em Cloud Computing é de aproximadamente oito horas, esse total despenca para um pouco mais de duas horas em casos onde soluções de Computação em Nuvem foram adotadas.
    • 20 de Abril de 2011, IDG Now!: Um estudo realizado pela Accenture mostrou que, diferente da área de negócios das empresas, as equipes de TI veem segurança e privacidade como principais barreiras para a adoção de computação na nuvem.
    • 19 de maio de 2011, IDG Now!: Este pequeno artigo mostrou as três principais questões que toda pequena e média empresa deve considerar antes de migrar para nuvem: Nem sempre Cloud Computing representa economia de dinheiro, os seus dados saem das mãos da empresa e passam a depender da segurança do fornecedor de Cloud, e a empresa passa a depender da Internet 100% do tempo: quando a conexão com a internet cai, a empresa pode ficar impossibilitada de realizar seus negócios
    • 11 de agosto de 2011, Computerworld: Artigo curto e bem interessante, que discute como a falta de definição dos fornecedores sobre o conceito de computação na nuvem e a proliferação de empresas vendendo suas soluções como algo baseado em nuvem (quando, na verdade, têm muito pouco ou nada que se pareça com Cloud Computing) estão fazendo com que o Modelo de Cloud Computing começe a ser questionado.
    • 17 de agosto de 2011, Computerworld: O Gartner destacou que a transparência do fornecedor de Cloud Computing é chave para as organizações que querem migrar para a nuvem. As empresas devem estar cientes de seus direitos e devem ter em mente que todos os fornecedores também possuem uma série de obrigações. O cliente de serviços na nuvem tem o direito de entender os requisitos legais de jurisdições em que o fornecedor trabalha, deve ter acordos de nível de serviços que contemplem confiabilidade, remediação e passivos de negócio, deve ser notificado sobre mudanças, deve entender as limitações técnicas ou requisitos da solução utilizada na nuvem e deve ter o direito de conhecer os processos de segurança seguidos pelo provedor.
    • 13 de setembro de 2011, Computerworld: Artigo curto que discute se podemos confiar na nuvem, devido a falhas e interrupções que aconteceram frequentemente em serviços da Google, Amazon e Microsoft.
    • 28 de setembro de 2011, Computerworld: Artigo que destacou 5 questões a considerar sobre segurança em SaaS (Software como Serviço): A gestão de identidade na nuvem, padrões pouco robustos, falta de transparência, o acesso móvel e a incerteza sobre a localização geográfica dos dados (e o impacto da regulamentação do local).


Também vale a pena destacar que o portal Convergência Digital tem um hot site dedicado a Computação em Nuvem.

Para terminar, segue um dado histórico, retirado de um dos artigos acima, do IDG Now!:
O EC2 da Amazon foi anunciado em 24 de agosto de 2006.


Esta lista é complementar ao meu post anterior que lista uma série de sites, relatórios e artigos importantes sobre segurança em Computação em Nuvem.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.