agosto 12, 2011

[Cyber Cultura] Protestos e censura online

De repente, as pessoas vão às ruas para protestar e surgem manifestações violentas espalhadas por todo o país. O governo local, na tentativa de controlar os protestos e limitar a capacidade dos manifestantes para se organizarem, resolve propor a interrupção da comunicação online no país quando as autoridades percebem que as pessoas nas ruas estão usando sites de redes sociais para se organizarem. Nós já vimos essa drama no início deste ano na Tunísia, Egito e alguns países do Médio Oriente.

No entanto, desta vez eu estou falando da Inglaterra.

Em 11 de agosto de 2011 o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse ao Parlamento que o Governo está avaliando se os serviços de comunicação e o acesso a redes sociais devem ser interrompidos em tempos de desordem, como no recente caso dos distúrbios violentos que vem afetando várias cidades do Reino Unido, como Londres, Manchester, Birmingham e Nottingham. As autoridades britânicas afirmam que os manifestantes estão usando o sistema gratuito de mensagem do BlackBerry e o Twitter para organizar e incentivar os tumultos.

Me assusta quando um governo propõe o desligamento ou a censura dos acessos on-line para limitar a capacidade e os direitos das pessoas protestarem. Não importa se há uma causa boa por trás ou se os motins representam apenas vandalismo - às vezes a diferença entre eles é apenas uma questão de diferentes pontos de vista, entre as pessoas que apoiam os manifestantes e pessoas que apoiam o governo.

Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas enquanto algumas pessoas acreditam que o governo do Reino Unido é legal e os manifestantes ingleses não são nada além de criminosos, certamente há por aí alguns defensores do ditador da Líbia Muamar Ghadaff que acreditam que ele é legal e que os rebeldes da Líbia são criminosos. Eu ainda não conheço uma regra de ouro para decidir quando um governo ou os manifestantes estão certos. Mas eu não acredito que qualquer tipo de censura on-line vai ajudar.

Não é apenas uma questão de julgar quando um protesto é válido ou quando um governo é justo. As tecnologias de comunicação on-line como os telefones celulares e a Internet são uma ferramenta poderosa para ajudar tanto os manifestantes como a população em geral. Tenho certeza que, enquanto alguns manifestantes no Reino Unido estavam usando seus smartfones para divulgar, incentivar e organizar os protestos de rua, milhares ou milhões de cidadãos no Reino Unido estavam usando seus telefones e sites de redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares e para compartilhar informações sobre o perigo dos protestos e se informarem sobre as áreas afetadas pelos tumultos. Desligar ou censurar a Internet afetaria a todos, não só os manifestantes.

Como o presidente americano Barack Obama disse uma vez: "É a grande ironia da Era da Informação que as mesmas tecnologias que nos capacitam para criar e construir também são utilizadas por aqueles que querem perturbar e destruir." Esta é uma das minha frases favoritas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.