maio 25, 2011

[Cyber Cultura] Dia do Orgulho Nerd


Hoje, 25 de maio, comemoramos o Dia do Orgulho Nerd (em inglês, "Geek Pride Day").

A data de hoje foi escolhida em 2006 pois coincide com a estréia do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 25 de maio de 1977. Acho que a primeira vez em que percebi que eu era nerd foi na época de faculdade, nos anos 90, quando abri minha agenda de papel (na época eu tinha uma agenda de papel e uma agenda eletrônica da Cassio também) e reparei que tinha anotado mais telefones de computadores do que de pessoas :) (era a época dos modens, das BBSs, etc).

Ser "nerd" é considerado algo legal hoje em dia. Afinal, estamos vivendo o início da era da informação (eu quase coloquei que estamos na "plenitude da era da informação", mas, sinceramente, ainda estamos nos primórdios de algo que pode ser um período duradouro e revolucionário), aonde a Internet está quase que onipresente na vida de todos. Hoje, um seriado como "The Big Bang Theory" é assistido por milhões, em vez de ser considerado "cult", algo para um público seleto. Ser Nerd também pode significar ser milionário (ok, nos EUA isso pode ser verdade, aqui nem tanto), que o digam vários empreendedores do vale do Silício, e em particular, o ídolo do momento, Mark Zuckerberg (o fundador do Facebook).

Também vivemos em uma época em que a tecnologia se tornou algo facilmente acessível a todos. Assim, quem tem um interesse e um conhecimento maior em tecnologia passou a ser requisitado pelos amigos e parentes, e acaba sendo adimirado. A tecnologia não é mais algo restrito a poucos, mas faz parte do nosso dia-a-dia, seja no smartphones que carregamos no bolso, no GPS do carro, no video game de última geração em casa ou no iPad na mochila. Quem sabe mecher com isso tudo não é mais o "esquisitão" da turma, mas sim o "antenado".

Em uma época em que o termo "hacker" está tão associado a atividades criminosas, ser "nerd" é ser o novo "hacker", o cara que gosta de tecnologia em todas as suas formas (do equipamento no bolso ao filme de ficção científica), que se interessa por cyber cultura, que gosta de buscar desafios, fuçar e achar soluções.

Ser nerd é se divertir vendo as coisas a venda no site Think Geek, mesmo que não vá comprar nada !

O G1 publicou uma matéria hoje tentando descrever o que é ser nerd. A matéria ficou legalzinha, mas é muito arriscado tentar generalizar e rotular todas as coisas. Eu gostei mesmo foi do manifesto dos direitos e deveres do Nerd, criado na Espanha em 2006 para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, traduzido no site da Wikipedia (eu fiz alguns ajustes no texto para ele ficar mais próximo ao original):


Direitos

1. O direito de ser nerd.
2. O direito de ficar em casa.
3. O direito a não ter namorada e ser virgem.
4. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
5. O direito de se associar com outros nerds.
6. O direito de ter poucos amigos (ou nenhum).
7. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
8. O direito de não ter que estar "na moda".
9. O direito ao sobrepeso e de ter miopia.
10. O direito de expressar sua nerdice.
11. O direito de dominar o mundo.

Deveres

1. Ser nerd, não importa o quê.
2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
6. Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo.
7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estreia e comprar qualquer livro ou DVD nerd antes de todo mundo.
8. Esperar na fila em toda noite de estreia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
9. Não desfazer-se de nada que seja relacionado ao mundo nerd.
10. Tentar dominar o mundo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.