outubro 01, 2010

[Segurança] Redes sociais sob ataque

Estes últimos dias foram muito intensos para as redes sociais, que sofreram vários tipos de ataques e foram utilizadas por cyber criminosos para espalhar suas ameaças. O portal G1 publicou um artigo, entitulado "Falhas mostram despreparo de sites de redes sociais" que resume os principais incidentes recentes. Estas falhas recentes no Orkut, Twitter e no YouTube, permitem a criminosos virtuais disseminar links nessas redes, que podem direcionar as vítimas a outros sites contendo vírus e códigos maliciosos.

Uma das falhas que atingiu o Twitter permitiu que um verme ("worm") publicasse mensagens ("tweets") nas contas das vítimas no Twitter que simplesmente dizia "WTF?" (sigla, em inglês, para "What a F*?", ou "Que raios é isso?" - esta é apenas uma entre as possíveis traduções) e incluiu um link que permitia infectar o usuário e publicar a mesma seqüência de mensagens em sua conta no Twitter. O vírus foi informalmente batizado de “#wtfworm”.

Em uma semana marcada por tantos problemas de segurança nas redes sociais, até mesmo o Facebook ficou fora do ar por algumas horas, o que causou várias reclamações, levantou várias suspeitas e causou impacto no volume de dados trafegado na Internet.

Com a popularização do uso das redes sociais, elas atraíram milhões de usuários e, na carona, diversos cyber criminosos, que estão cada vez mais utilizando-as para propagar mensagens contendo códigos maliciosos, entre outros tipos de crimes. O Twitter, por exemplo, já tem 96 milhões de usuários no mundo e o Facebook tem quase 600 milhões de usuários, o que corresponde a uma população maior que quase todos os países - nessa conta, o Facebook fica atrás apenas da China e Índia.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.