junho 08, 2010

Cyber Cultura] Campanha da Globo contra o bullying

O apresentador Serginho Groisman está comandando uma campanha da Rede Globo contra o cyber bullying. No vídeo abaixo, o apresentador fala rapidamente que o bulling e o cyber bulling são inaceitáveis e causam sérias consequencias psicológicas em suas vítimas. Ele também recomenda que as pessoas discutam mais sobre esse assunto, inclusive pais e filhos.



Recentemente a revista Veja também publicou uma reportagem excelente sobre esse assunto, que eu fiz questão de comentar aqui no blog. O bulling é um termo relativamente novo para problema antigo, muito comum nas escolas. Acredito que todos nós conhecemos algum caso de um colega na escola que era perseguido ou que era alvo frequente de gozações ou apelidos ofensivos - seja porque era gordo (ou gorda), porque era magro(a), usava óculos, ou tinha aparelho nos dentes. Na verdade, qualquer coisa pode ser motivo para que um grupo de jovens comecem a humilhar algum colega, incluindo ciúmes ou diferenças sociais, de raça ou religião. Por outro lado, também é comum aquela imagem do grupinho dominante, ou do aluno mais violento que agride os mais fracos. Isso pode começar como uma brincadeira, mas pode acabar virando algo maior e causar sérios problemas psicológicos para a vítima.

A questão principal é que, atualmente, a Internet e as diversas ferramentas tecnológicas aumentam significativamente o impacto desse tipo de comportamento. Uma "brincadeira" que antes estava restrita aos muros da escola passa a ter um alcance global. A vítima pode ser importunada o tempo todo, seja através de comunidades online (é fácil achar no Orkut comunidades ofendendo uma pessoa), de mensagens ofensivas via comunicadores instantâneos ou SMS. Essas ofensas ficam expostas na "net", para que todos vejam. Além do mais, a vitima recebe estes ataques não só durante o período de aula, mas também em casa ou qualquer outro lugar.

O vídeo da Globo é bem curto, mas é apenas a ponta do iceberg. Segundo a entrevista que o Serginho Groisman deu sobre a campanha (exibida no vídeo logo abaixo), ele e a TV Globo pretendem apoiar diversas outras atividades para conscientizar as pessoas e as escolas sobre esse problema.



Deixo aqui os meus parabéns ao Serginho Groisman, a TV Globo e a revista Veja por abordarem esse assunto.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.