maio 02, 2010

[Cybercultura] VEJA sobre o Cyberbullying

A edição desta semana da revista Veja traz uma reportagem muito interessante sobre o Cyberbulling, um problema muito atual que afeta 1 em cada 6 jovens brasileiros.

O "cyberbulling" é o termo utilizado em inglês para descrever quando um grupo de adolecentes começa uma onda de ameaças e intimidações contra um determinado colega. Esse é um fenômeno muito comum nas escolas há muitos anos (quando um grupo "pena no pé" de um colega, criando apelidos, fazendo piadas, etc), talvez "desde sempre", mas que toma uma forma muito mais perigosa atualmente, com a popularização da Internet e dos celulares. Ameaças online e mensagens ofensivas via SMS torturam milhares de adolescentes.

A reportagem, sob o título "A tecnologia a serviço dos brutos", explica o que é o problema e traz depoimentos de alguns jovens brasileiros que foram vítimas de seus colegas de escola. Ou seja: o problema é real e afeta nossos jovens! Também destaca a falta de interesse e de apoio de alguns colégios, que deveriam ajudar a reprimir estas iniciativas.

Uma pesquisa recente divulgada pela ONG SaferNet, descobriu que 38% dos jovens entrevistados declararam que foram vítimas, ao menos uma vez, de cyber bullying. Diferentemente da violência física, os jovens que partem para a agressão online acreditam que ficarão impunes devido ao anonimato e as vítimas acabam sofrendo muito mais do que no caso de uma agressão física, pela dimensão que o ato pode alcançar em termos psicológicos e até mesmo pelo alcance: o mundo inteiro (inclusive familiares e amigos) pode ver esse tipo de agressão.

O problema do cyber bulling ganhou muita repercussão recentemente quando uma adolescente americana, Phoebe Prince de 15 anos, cometeu suicídio após uma campanha incansável de intimidação que durou meses. Seis alunos são acusados de promover agressões verbais e ameaças de agressões físicas através do Facebook e mensagens de texto.

A reportagem da Veja também cita alguns casos de escolas que resolveram encarar este problema de frente e conscientizar os alunos sobre o uso correto da Internet, como é o caso do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, que criou aulas específicas para orientar os alunos sobre o bom uso da Internet como evitar o cyberbullying.

O site digizen.org divulgou um material excelente para ajudar no combate a este problema. Além de alguns guias e entrevistas, o site publicou um vídeo de conscientização muito lrgal, chamado 'Let's Fight it Together'.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.