abril 08, 2010

[Cyber cultura] O iPad é f...

O iPad é f..., assim como o iPhone até hoje é f... Isso porque a Apple é f..., liderada por um gênio f..ão chamado Steve Jobs.

Agora que o iPad está no mercado, os críticos estão se rendendo aos avanços que ele pode representar. Assim como o iPod mudou nosso jeito de ouvir música e o iPhone mudou a forma com que usamos o celular, o iPad pode representar um novo paradigma para o uso dos computadores pessoais.

O iPad chegou em um ótimo momento, no meio do boom da venda dos netbooks, que surgiram com a proposta de ser um computador pequeno, simples e barato, feito para ser o segundo computador dos executivos (e, no caso brasileiro, o primeiro computador de muita gente). É o computador para quem precisa de um equipamento para o uso no dia-a-dia: navegar na internet, editar um texto ou criaruma planilha. Mas será que o iPad pode substituir o netbook? E porque não???

O Gartner já correu para lançar uma previsão de que metade dos PCs adquiridos em 2015 serão com tela sensível ao toque, como os "tablets PCs". Várias empresas rivais já anunciaram que estão preparando o lançamento de Tablets PCs.

Mas o comentário que eu mais gostei até agora foi do site Cloud Ave (sim, um site sobre Cloud Computing falando sobre o iPad). Para eles (e eu concordo), o iPad representa uma mudança na forma com que interagimos com os computadores. Desde o surgimento do teclado e do mouse (este último, em 1981), a interface dos computadores praticamente não evoluiu. Entretanto, a popularização dos telefones com tela touchscreen e, agora, o surgimento do iPad, vai formar uma nova geração de usuários que se acostumarão com novas formas de uso da tecnologia: algo portátil, fácil de usar, com interfaces intuitivas, sem "penduricalhos".

O trecho abaixo do filme "Jornada nas Estrelas IV, a volta para casa", de 1986, mostra o quanto a forma com que utilizamos os computadores não avançou muito desde aquela época (nesse aspecto, o filme continua atual há quase 25 anos).


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.