janeiro 27, 2010

[Segurança] Palestras sobre segurança da informação na Campus Party

A Campus Party é considerada o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento digital do mundo (segundo os organizadores). É um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que já está na terceira edição no Brasil e teve sua primeira edição no México no ano passado. O evento reúne, durante uma semana, milhares de participantes que acampam com seus computadores com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a Cyber Cultura em geral, incluindo o uso da Internet, das redes sociais, web 2.0 e as novas tecnologias em geral.

Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa agitada, colaborativa, multimídia e descontraída de 6000 participantes: estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários profissionais e curiosos.

A Campus Party Brasil começou no dia 25 de janeiro e vai até o próximo sábado, dia 30/01. Nesta edição, pela primeira vez foi criada um espaço para o tema Segurança da Informação, junto com Redes, Desenvolvimento e Software Livre. As atividades relacionadas a segurança começaram no dia 26, terça-feira, em grande estilo: com uma palestra do Kevin Mitnick, o "hacker" mais conhecido em todo o mundo, autor de alguns livros sobre segurança e que cometeu diversas atividades criminosas nos anos 80 e 90. Sua palestra abordou a engenharia social, um tema que ele domina como ninguém. Também tivemos uma palestra do Dario Caraponale, um profissinal com muitos anos na área, que falou sobre "Penetration Test (Teste de invasão) – Saiba como ser um Hacker ético na pratica" - ele destacou a necessidade atual do mercado por profissionais que atuem em atividades de Pen Test e como o público poderia se preparar para se tornar um especialista nesta área.

Além destas, diversas outras palestras vão acontecer nos próximos dias:
  • Quarta-feira (27/01), 10am - 11am, Palestra "Modos de operação do Snort - Previnindo ataques a sua rede", com o Clebeer Brandão
  • quinta-feira (28/01), 9am – 10am, Palestra "Uso consciente de mídias sociais", com o Thiago Bordini
  • quinta-feira (28/01), 4pm – 5pm, Palestra "Cenario das Fraudes e do SPAM no Brasil"
  • quinta-feira (28/01), 8pm – 10pm, Palestra "Segurança & Ruby on Rails: O que você deve fazer, e o que o Rails pode fazer por você" (no palco sobre Desenvolvimento)
  • Sexta-feira (29/01), 9am – 10pm, Palestra "Personal Branding na era digital", com o Fernando Fonseca
  • Sexta-feira (29/01), 11am – 12pm, Palestra "Segurança de Redes - Uma abordagem divertida", com Claudio Nunes
  • Sexta-feira (29/01), 6pm – 7pm, Palestra "Segurança em redes sociais", comigo (Anchises M. G. de Paula), no espaço Bar Camp
  • Sexta-feira (29/01), 6pm – 7pm, Palestra "Desenvolvimento com segurança em PHP"
  • No Sábado (30/01), 3pm – 4pm, Palestra "Desenvolvimento e Segurança em Cloud Computing", com o Nelson Novaes Neto
  • No Sábado (30/01), 7pm – 8pm, Palestra sobre o projeto "HackerSPace" no espaço Bar Camp
  • No Sábado (30/01), 9pm – 10pm, Palestra "BrOffice.org e Certificação Digital" no palco de Desenvolvimento.

Para saber novidades e notícias sobre o que está acontecendo na Campus Party neste ano, há o site oficial, o blog oficial, a Campus TV e, acima de tudo, o Twitter, onde os participantes estão usando a hashtag #cpartybr para publicar suas opiniões, comentários e impressões do evento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aconteceu mais uma, fora da programação oficial do evento. Retrospectiva de Segurança 2009, com Ronaldo Vasconcellos (CAIS/RNP), no stand do MCT. 26/01, 16:00. (já foi)

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.