dezembro 01, 2008

[Cidadania] Dia mundial de combate a AIDS

Foto Terra / Secretaria de Estado da Saúde-Divulgação O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi lembrado hoje em várias cidades do país e também pelo mundo afora e ganharam destaque em todas as mídias. Em São Paulo, o Obelisco do Parque do Ibirapuera amanheceu com uma cobertura feita com laços vermelhos, o símbolo da campanha de solidariedade aos portadores do vírus. Em Brasília, na Praça dos Três Poderes, um jovem passou o dia dentro de uma bolha transparente, impedido de tocar quem estivesse do lado de fora, para ilustrar a exclusão vivida por quem tem o HIV ou sofre outros tipos de preconceito. O Terra destacou várias ações que foram planejadas para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS no país - e o Estadão fez uma pequena matéria sobre as manifestações na África do Sul e alguns outros países.

Neste ano a mídia deu grande destaque ao fato que dados recentes mostram que o número de soropositivos cresceu entre pessoas com 50 anos ou mais no Estado de São Paulo. A partir de 1983, o percentual de infectados nesta faixa etária passou de 4% em 1983 para 15% em 2007. O governo desenvolveu uma campanha específica para os idosos (que são chamados de "clube dos enta"), que pode ser vista na televisão e também no site do Programa Nacional de DST e AIDS. Segundo uma estimativa da ONU, em 2007 havia 33 milhões de pessoas com o vírus HIV no mundo.

 Jovem dentro de uma bolha transparente, impedido de tocar as pessoas, ilustrando a exclusão vivida por quem tem o HIV O UOL publicou uma matéria destacando que ainda existe muito preconceito em relação às pessoas portadoras do vírus da AIDS. Segundo o Ministério da Saúde, por exemplo, 22,5% dos entrevistados disseram que não comprariam legumes ou verduras em um local onde trabalha um funcionário com HIV - o que é um absurdo pois esta situação não representa possibilidade de contaminação. Também destaca que o preconceito é diagnosticado em pessoas de todas as idades (incluindo jovens), independente da classe social e se baseia muito em questões como promiscuidade, uso de drogas, homossexualidade e infidelidade.

Para saber mais informações sobre a doença, a prevenção e as ações do governo e da sociedade civil, visite o portal DST-AIDS do Programa Nacional de DST e AIDS.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.