julho 03, 2008

[Internet] O dia em que a Internet parou (em São Paulo)

Já é capa de vários noticiários: devido a um problema complexo, inexplicável e, convenhamos, injustificável da Telefônica, diversas empresas, órgãos do governo e usuários domésticos em todo o Estado de São Paulo estão enfrentando sérias dificuldades para acessar a Internet.

Bancos e serviços públicos (como delegacias, CET e o PoupaTempo) estão com seus serviços comprometidos desde ontem (02 de julho), quando o problema começou. A Telefônica fornece links de conexão para a rede do governo do estado de São Paulo (Intragov) e para o acesso ao data center do governo do estado (mantido pela Prodesp). O problema afetou empresas, usuários domésticos do Speedy, cerca de 1,3 mil distritos policiais (segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado), as 18 unidades do Poupatempo (central de serviços públicos do governo responsável pelas emissões de diversos documentos para a população), a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Detran. Estes órgãos ficaram sem acesso a Internet e aos sistemas hospedados no data center da Prodesp - na prática, muitos serviços públicos ficaram fora do ar.

A Telefônica classificou o ocorrido como um "evento técnico complexo e raro" que aparentemente atingiu a sua rede MPLS ("Multiprotocol Label Switching") e os sistemas de redundância - no caso da Telefônica isto se refere ao seu backbone principal (o centro de sua rede) e, por isso mesmo, o problema está afetando clientes corporativos de acesso dedicado e também os usuários finais, clientes do Speedy (o serviço de banda larga da Telefônica).
"A suspensão de diversos serviços, muitos de utilidade pública, revela que gerenciamento de risco e plano de contingência não são uma realidade apesar de haver uma massificação do uso da Internet no dia-a-dia dos negócios. No governo de São Paulo, o estrago é grande". (Convergência Digital)

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Telefônica (Antonio Carlos Valente) disse que o problema é "complexo, raro e ao que parece é a primeira vez que acontece mundialmente".

Diversas reportagens na mídia descrevem o impacto do problema, mas todas elas são unânimes em afirmar que a causa é desconhecida.

Um comentário:

russoz disse...

Eae Seu Kiki, td beleza?

Bom, isso é o preço que pagamos pelo monopólio. :-)

Cara, mudando de assunto, eu vi numa lista que eu assino o pessoal comentando sobre o Projeto de Lei Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) (http://tinyurl.com/6rsfmw).

Procurei (rapidamente) no seu blog mas não vi menção ao assunto. Como é que o pessoal da área de segurança tá vendo esse projeto de lei?

[]s,
Alexei

PS: O seu blog só está permitindo comentários de pesoas que tem conta no google/blogger. Não é problema para a maioria das pessoas, mas não sei se você quer ser restritivo assim.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.