maio 10, 2008

[Segurança] Caso muito curioso de recuperação de HDs

A Scientific American publicou um artigo muito interessante, sobre o trabalho realizado a partir de um HD recuperado do acidente com o ônibus espacial Columbia ("Hard Drive Recovered from Columbia Shuttle Solves Physics Problem").

O acidente ocorreu em fevereiro de 2003, quando o ônibus espacial Columbia explodiu durante sua reentrada na atmosfera após completar sua missão no espaço (veja uma reportagem sobre o acidente aqui). Para delírio dos aficionados por perícia forense, o HD foi identificado em meio aos destroços do acidente armazenados no Kennedy Space Center e enviado para uma empresa especializada em recuperação de dados (Ontrack Data Recovery). A empresa conseguiu recuperar 99% dos dados do HD, que eram referentes a uma das pesquisas científicas realizadas durante o último vôo do ônibus espacial. Os dados recuperados permitiram que a pesquisa fosse concluída.

O Columbia se desintegrou no retorno de seu último vôo espacial, matando todos os seus 7 ocupantes e espalhando destroços pelos estados do Texas e Luisiania. O HD, um Seagate de 400GB, foi recuperado 6 meses depois do acidente. Após a explosão da nave, ele "sobreviveu" a entrada na atmosfera, ao fogo, a queda e estava caído em um lago seco em meio aos destroços, cercado por metais retorcidos e derretidos.

Segundo uma reportagem bem detalhada da ComputerWorld, o HD estava quase irreconhecível. A controladora (uma placa de circuitos que fica na parte inferior do HD) estava queimada, com todos os seus componentes destruídos. Todas as peças de plástico tinham derretido, todos os chips eletrônicos estavam queimados e o selo de borracha que vedava o HD também havia derretido, deixando muita sujeira entrar. Os especialistas conseguiram limpar e recuperar os pratos do HD, montá-lo no chassis de um outro HD semelhante e, assim, ler cerca de 99% da informação que permanecia lá. O trabalho foi feito em 2 dias, mas a análise dos dados durou mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.