dezembro 13, 2007

[Cybercultura] Cyberbullying

Há pouco tempo vi uma notícia sobre jovens japoneses vítimas de um tal de "ciberbullying", um dos problemas que surgiram na era da Internet.

A palavra "ciberbullying" deriva do inglês "bullying", que é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que normalmente são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. No caso do ciberbullying, essas mesmas ações são realizadas no mundo virtual através de blogs, comunidades de relacionamento (Orkut, Myspece, etc), YouTube, outros tipos de sites, softwares de comunicação instantânea (como o MSN Messenger) e até mesmo mensagens de texto enviados no telefone celular.

Alguns jovens japoneses, ao se tornarem alvo de seus "colegas", passam a sofrer insultos e a serem perseguidos online através de mensagens de celular, posts ofensivos na Internet, etc. Segundo a reportagem, 10% dos alunos de colegial do Japão dizem já ter sido ofendidos por e-mails, sites ou blogs.

Coisa de Japonês? Os japoneses são sempre lembrados por sua cultura altamente tecnológica e, ao mesmo tempo, com uma sociedade muito rígida. O cenário ideal para este tipo de ciber-problema.

Mas isso acontece no Brasil também. Já tivemos vários casos divulgados na mídia de adolescentes sendo ofendidos, ou com sua intimidade exposta na Internet e, em seguida, perseguidos por seus colegas (ou conhecidos). Os dois mais famosos foram os da casos das fotos do "cafofo" montado em uma festa do centro acadêmico da GV em 2002 e, mais recentemente, a jovem de Marília que teve divulgadas fotos fazendo sexo com dois homens. Há vários casos julgados de sites criados para ofender terceiros, além de histórias frequentes sobre ofensas realizadas pelo Orkut (o famoso crime de "calúnia e difamação" já em sua versão online).

O site da ONG SaferNet Brasil é uma ótima referência para quem quer se aprofundar mais no assunto do direito a privacidade online ou mesmo para quem está sofrendo estes tipos de problemas (ou quem quer evitá-los).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.