março 15, 2007

[Geek] Os 10 jogos mais importantes de todos os tempos

Estava navegando no Blog do Weber Ress e resolvi conferir a notícia que ele colocou a respeito do artigo "Is That Just Some Game? No, It’s a Cultural Artifact", que enumera os 10 jogos que foram considerados como os mais influentes de todos os tempos.

O sr. Henry Lowood, curador do "History of Science and Technology Collections" da Universidade de Stanford, em conjunto com a Universidade de Maryland e a Universidade de Illinois, anunciaram a lista dos 10 video games mais importantes de todos os tempos:
  • Spacewar! (1962)Spacewar!
  • Star Raiders (1979)
  • Zork (1980)
  • Tetris (1985)
  • SimCity (1989)
  • Super Mario Bros. 3 (1990)
  • Civilization I/II (1991)
  • Doom (1993)
  • Warcraft series (beginning 1994)
  • Sensible World of Soccer (1994)


Segundo os pesquisadores, cada um destes jogos representa o início de um gênero (ou tecnologia) que se tornou vital para a indústria de video games.

Star RaidersSpacewar!, por exemplo, criado por um grupo de programadores do Massachusetts Institute of Technology liderado por Steve Russell, é considerado o primeiro jogo de computador: é ao mesmo tempo o primeiro multiplayer, jogo de competição e também o primeiro jogo de ação. Zork introduziu a idéia de jogo de aventura ("adventure"), algo bem antecessor da idéia de RPG (Role-Playing Game). Os primeiros três jogos Warcraft representam o uso de estratégia em tempo real baseado em uma narrativa (história). Já o jogo SimCity reinventou completamente a noção de "jogo"- em vez de conseguir atingir um determinado objetivo, a idéia é conduzir a vida de uma cidade. Isto foi o embrião do atual The Sims, um sucesso que já vendeu 85 milhões de cópias.

Lembro que o Doom, da id Software, revolucionou muito no aspecto gráfico 3D, no jogo multiplayer via rede (na época, podia ser IPX ou IP) e popularizou o jogo de tiro em primeira pessoa (que começou a ganhar fans alguns anos antes com o Wolfenstein 3d, da mesma empresa). Reinou durante alguns anos, teve seu cógigo-fonte divulgado na Internet em 1997 sob licença GPL e foi substituído nas gerações seguintes pelo Quake e, recentemente, pelo Counter-Strike. Por sinal, embora em 1997 a idSoftware tenha publicado o código fonte do Doom, mas eu me lembro que, um pouco antes, o código havia vazado da empresa.

Eu senti falta de alguns jogos nessa lista, tais como o Pac-Man, o Tomb Rider, o Space Invaders, o Flight Simulator, o Sonic e Mario Bros / Super Mario Bros. Álém destes, eu adorava o Star Wars: Dark Forces! Porém, estes são jogos que se tornaram muito popular e cada um marcou profundamente a geração de sua época, além de ajudarem a difundir o video game. Porém, a lista citada no artigo indica os jogos considerados mais "inovadores", e não os jogos mais populares - acho que isso justifica a omissão.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.